Prevenção contra o golpe de aríete

Recursos para compreender as causas e os efeitos dos transientes hidráulicos em sistemas de tubulações pressurizadas

Perguntas mais frequentes

  • Quando ocorrem alterações planeadas ou não planeadas no funcionamento de um sistema de tubagem pressurizado, a velocidade do fluido dentro da tubulação altera-se. Estas alterações de velocidade mudam para alterações de pressão elevadas que podem ultrapassar a resistência da tubulação. O golpe de aríete e o transiente hidráulico são termos que se referem ao estado temporário do sistema durante o qual a velocidade do fluido é variável. Alguns exemplos são a paragem ou arranque de bombas, fecho ou abertura de válvulas, alterações de consumo, alterações de níveis de reservatórios, etc.

  • Diferentes componentes do sistema podem provocar alterações na velocidade do fluido e iniciar um transiente hidráulico: fecho total ou parcial da válvula (idem para a abertura), paragem abrupta de todas as bombas devido a falha de energia, paragens programadas e escalonadas das bombas, fecho de válvulas de ar, fecho de válvulas de retenção, etc. Estas alterações na velocidade do fluido resultam em alterações de pressão que podem danificar a tubulação.

  • Como explicado nos parágrafos anteriores, as alterações de velocidade do fluido resultam em alterações de pressão elevadas que podem ultrapassar a resistência mecânica da tubagem e danificá-la. Também afectam a estanquidade das juntas entre as secções do tubo, provocando fugas.

  • Sim. Quando o golpe de aríete provoca uma rutura na tubulação, o fluido escapa-se para o ambiente. Se o fluido for um efluente de esgoto, um efluente industrial ou outro poluente, ocorrerão danos ambientais. Quando a tubulação ou as suas juntas já tiverem sido danificadas pela ação do golpe de aríete e a pressão durante o transiente for inferior à pressão atmosférica, diferentes elementos do ambiente externo entrarão na tubulação (solo, lençol freático). Quando isto acontece em tubagens de água potável, a água fica contaminada.

  • O estudo do golpe de aríete permite observar as variações de pressão que ocorrem durante o transiente hidráulico e modificá-las utilizando diferentes tipos de dispositivos de proteção contra o golpe de aríete. O estudo também permite que as condições de funcionamento sejam modificadas para moderar as alterações de pressão durante o transiente.

Recursos

Consultoria e engenharia

O estudo do golpe de aríete requer a utilização de ferramentas adequadas, conhecimentos específicos e anos de experiência. O estudo de transientes hidráulicos em adutoras de média e grande dimensão é de importância vital para identificar e prevenir potenciais danos. Contacte-nos e obtenha o aconselhamento certo para o seu projeto.

Mais informações

Tanques Anti-Golpe de Aríete

A vida útil de um sistema de transporte de fluidos depende da conceção adequada dos dispositivos de proteção contra o golpe de aríete. O reservatório hidropneumático anti-golpe de aríete é o dispositivo que oferece a proteção mais eficaz, tanto do ponto de vista técnico como económico. Somos fornecedores de reservatórios hidropneumáticos anti-golpe de aríete com e sem membrana, de fabrico europeu segundo as normas ASME, de qualidade reconhecida e com um historial de sucesso.

Mais informações

Formação

Oferecemos três níveis de formação. O nível inicial, destinado a profissionais de diferentes áreas de atividade sem experiência; o nível profissional, para engenheiros que desejem aprofundar os seus conhecimentos no estudo de transientes hidráulicos; e o nível avançado, para engenheiros de projeto interessados na modelação de transientes hidráulicos.

Mais informações

Contacte-nos

Diga-nos o que precisa:

  • Serviços de consultoria / engenharia

  • Tanques anti-golpe de aríete

  • Formação pessoal ou empresarial

  • Programa KYPipe: SURGE